Ansiedade dos pais causa stress nos filhos

Os pais com distúrbios de ansiedade social colocam os seus próprios filhos em risco de desenvolverem stress, sugere um estudo publicado no “Child Psychiatry and Human Development”. 

O estudo apurou que os pais com ansiedade social eram menos carinhosos e afectivos para com os seus filhos, criticavam mais e questionavam a capacidade de as crianças completarem uma determinada tarefa. Como resultado, a ansiedade das crianças aumentava e caso esta se tornasse crónica poderia aumentar o risco das crianças desenvolveram um distúrbio de ansiedade avançado. 

Os investigadores chamaram atenção para o facto de o estudo não ter especificamente analisado se os comportamentos dos pais causavam ansiedade nos filhos, contudo isso ficou provado. 

Na opinião dos autores do estudo, os médicos que tratam de pais com problemas de ansiedade social deveriam ser alertados quanto à possibilidade dos filhos desses pacientes serem influenciados. 

Segundo o líder do estudo, Golda Ginsburg, “ a ansiedade social parental deveria ser considerada um factor de risco para a ansiedade na infância”. 

Os investigadores acrescentam que a ansiedade é resultante da interacção dos factores genéticos e ambientais. Apesar dos factores genéticos não poderem ser controlados, os factores ambientais podem ser alterados de forma a diminuir ou impedir a ansiedade dos filhos. 

“As crianças que têm mais propensão para a ansiedade não ficam mais ansiosas devido aos seus genes, o que é necessário é impedir que os catalisadores ambientais, neste caso, os comportamentos dos pais, desbloqueiem os mecanismos genéticos responsáveis por esta doença”, conclui a investigadora. 

ALERT Life Sciences Computing, S.A.