Consulta
Psicológica
Consiste numa intervenção direccionada para a promoção de recursos psicológicos facilitadores da tomada de decisão e da resolução de problemas com base no modelo relacional-dialógico e sócio-histórico.
Como actua?
Processa-se num conjunto de sessões, num clima de total confidencialidade, privacidade e empatia em que se trabalha a procura de formas saudáveis e gratificantes de aliviar e/ou eliminar estados psiquicos e emocionais.
Na primeira
consulta sugerimos que os pais levem todas as informações que considerem
necessárias,nomeadamente o livro de saúde infantil relatórios escolares/médicos
e de avaliações psicológicas anteriores.
Áreas de
intervenção- Perturbações de ansiedade (ex.:ansiedade de separação, fobias, recusa em ir á escola etc.);
- Perturbações do humor;
- Perturbações do sono (ex.: dificuldades em dormir,terrores nocturnos);
- Problemas comportamentais (ex.: hiperactividade, indisciplina,desobediência,isolamento social,défice de atenção, etc.);
- Perturbações do comportamento alimentar (ex.:anorexia,bulimia e obesidade)
- Perturbações de eliminação (ex.: "xixi na cama");
- Dificuldades relacionadas com os acontecimentos de vida (ex.: divórcio dos pais, mudança de escola,ciúmes dos irmãos mais novos, etc.);
- Métodos e hábitos de estudo;
- Dificuldades de memória, atenção e concentração;
- Problemas de auto-estima;
- Défice de competências pessoais e sociais
O programa de promoção de competências sociais apresenta estratégias que permitem o desenvolvimento de comportamentos assertivos, para fortalecer o sentido de pretença a um grupo e ajudar a desenvolver atitudes livres e saudáveis.
Objectivos
- Desenvolver formas de estar, de ser e de actuar;
-
Promover o estabelecimento de relações interpessoais positivas (cooperação e respeito pelo próprio e pelo outro);
-
Encontro de novas respostas relacionais,que possam constituir formas mais ajustadas;
-
Uma maior tomada de consciência das suas respostas ao nível de comunicação verbal e não verbal e ao nível das suas respostas relacionais usuais (agressiva, passiva, assertiva) no contexto da sua relação com os outros (alunos e professor, mas também familiares);
-
Aprendizagem de métodos para encontrar novas respostas ( isto passa por compreeender situações, procurar alternativas, antecipar consequências, escolher a melhor alternativa e avaliar os seus efeitos);
-
Modificação de determinadas cognições associadas a comportamentos claramente agressivos ou inibidos ("só à pancada é que se resolve","não sou capaz").
- Quando conversamos com os outros;
- Quando pedimos favores;
- Quando fazemos críticas;
- Quando expressamos o nosso agrado/desagrado;
- Em situações de conflito
- Na resolução de problemas
Crianças e jovens:
Com problemas de comportamentos acentuados;
Que reagem
impulsiva e agressivamente na resolução de problemas;
Que revelam
dificuldades em gerir adequadamente a pressão negativa dos seus
pares/grupo;
Passivos,
envergonhados e inibidos
Treino de competências e estudo
Treino de competências e estudo
Os métodos
de estudo eficazes, propiciam um maior rendimento escolar e acima de tudo,
aumentam a rentabilidade das horas de estudo para um melhor aproveitamento de
tempo livre.
Objectivos
1. Recuperação
do insucesso escolar, desbloqueando alguns mecanismos de aprendizagem que possam
comprometer o bom desempenho escolar.
2.Promover a
reflexão dos participantes sobre a forma como estudam;
3. Tomar
consciência e partilhar as dificuldades sentidas nos processos de
estudo;
4. Conhecer e
organizar estratégias e métodos de estudo;
5. Desenvolver
nos participantes uma atitude activa e responsável face á aprendizagem e ao
estudo;
5.1.
Organização e estruturação do tempo e local de estudo;
5.2. Promoção
da expressão escrita:
- Esquematizar;
- Resumir;
- Sublinhar;
- Tirar apontamentos;
5.3. Aumento da atenção e da concentração;
5.4. Desenvolvimento das capacidades de memorização;
5.5. Atitudes face aos testes de avaliação;
5.6. Estratégias de preparação e de realização dos testes de avaliação;
5.7. Controlo da ansiedade face aos testes de avaliação.
A quem se destina?
Destina-se a todos que estejam interessados em melhorar a eficiência do seu estudo e consequentemente, melhorar os resultados escolares.