Consumo de tabaco pode prejudicar a visão

Consumo elevado de tabaco pode prejudicar a visão
Estudo publicado na “Psychiatry Research”

Um estudo recente apurou que fumar mais de 20 cigarros por dia pode causar danos na visão.

Conduzido por investigadores dos Cuidados de Saúde Comportamentais da Universidade Rutgers, EUA, o estudo contou com a participação de 71 pessoas saudáveis que tinham fumado 
menos de 15 cigarros durante a vida inteira e 63 pessoas que fumavam mais de 20 cigarros por dia, diagnosticadas com dependência de tabaco e sem tentativas de deixar o hábito.

Os voluntários tinham entre 25 e 45 anos de idade e uma visão normal ou corrigida para níveis normais, segundo os parâmetros convencionais de acuidade visual.

Os investigadores conduziram testes em que os participantes tinham que diferenciar níveis de contraste (sombras) e de cores em vários estímulos apresentados em monitores. 

Foi observado que a visão das cores pelos fumadores apresentava alterações significativas no vermelho-verde e no azul-amarelo. Foi ainda apurado que os fumadores apresentavam uma capacidade inferior de diferenciarem contrastes e cores em comparação com os não-fumadores.

Segundo a equipa, o consumo de substâncias com compostos químicos neurotóxicos, como é o caso do tabaco, poderá causar uma perda da visão das cores em geral. 

Steven Silverstein, diretor de investigação e coautor do estudo, esclareceu que “o fumo do tabaco consiste em numerosos compostos que são prejudiciais para a saúde e tem sido associado a uma redução na espessura das camadas do cérebro e a lesões cerebrais, envolvendo regiões como o lobo frontal, que desempenha um papel no movimento voluntário e controlo do pensamento, e uma redução na atividade da área do cérebro que processa a visão”. 

O investigador apontou ainda que outros estudos tinham igualmente indicado que os fumadores de longa duração tinham o dobro do risco de degeneração macular relacionada com a idade e risco de amarelecimento de lentes e inflamação. 

Embora não tenham sido apuradas as causas fisiológicas dos achados, o investigador sugere que tendo em conta que a nicotina e o fumo afetam o sistema vascular, poderão também danificar os vasos sanguíneos e neurónios da retina. 

ALERT Life Sciences Computing, S.A.